6882877479_2477f86571_b (1)

EMSISTI congratula o Dia Nacional da Caridade

O dia nacional da caridade é celebrado anualmente em 19 de julho. A EMSISTI marcou presença no estudo realizado em Instituição de Estudos Espíritas de São José dos Campos, acompanhe:

Você sabia ?

Que em 04 de Julho de 1966, o então primeiro presidente da república H. A. Castelo Branco, sancionou a Lei n. 5.063 instituindo o dia nacional da Caridade.

Que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra anualmente o Dia Internacional da Caridade em 5 de setembro.

Os indicadores utilizados pela Charities Aid Foundation para calcular o Índice Mundial da Caridade são:

a) Doar dinheiro.

b) Dedicar tempo ao serviço voluntariado.

c) Ajudar estranhos.

O diagrama abaixo apresenta o perfil do voluntário da população brasileira. Pesquisa realizada pelo IBOPE em 2011 em parceria com a Rede Brasil Voluntário.

claridade1.1

 

O perfil do voluntário associado a uma instituição:

claridade2

 

Estudo proferido por Carlos Orlando Villarraga. Clique aqui para fazer download do PDF.

Carlos Orlando Villarraga

Natural de Bogotá, Colômbia, Carlos Orlando Villarraga Benavides é formado em Engenharia Química pela Universidade Nacional da Colômbia. Estudioso da Doutrina Espírita desde a infância. Atualmente, reside em São José dos Campos (SP), onde desenvolve como membro do Centro Espírita Divino Mestre e da Obra Social Célio Lemos, trabalhos sociais junto às comunidades carentes da cidade. É autor das obras: Planeta Vida – Contribuição da Doutrina Espírita à conservação do meio ambiente físico e espiritual do Planeta Terra; A Justiça social – Visão Espírita para a ação social e, publicada FEB Editora, Espiritismo e Desenvolvimento Sustentável: caminhos para a sustentabilidade.(Fonte: http://www.febeditora.com.br/autores/carlos-orlando-villarraga/.)

 

Posted in Sem categoria.