Segundo Nanossatélite Científico Brasileiro, missão NanosatC-BR2, tem participação da EMSISTI e envia suas primeiras telemetrias

O NanosatC-BR2 é um satélite padrão CubeSat 2U, com 1,72 Kg de massa e dimensões 20 cmx 10cm x 10cm, lançado em órbita baixa (LEO) pelo lançador Russo Soyuz-2, operado pela Roscosmos. O satélite tem o objetivo de monitorar no geoespaço a intensidade do campo geomagnético e a precipitação de partículas energéticas ionizantes; e qualificar no espaço suas cargas úteis tecnológicas.

NanosatC-BR2 é o segundo nanossatélite desenvolvido no âmbito da Parceria e Convênio entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade de Santa Maria – UFSM.

A EMSISTI, uma das principais fornecedras do Programa NANOSATC-BR, Desenvolvimento de Cubesats, foi responsável pelo software de comunicação da Estação Terrena com o satélite e do software embarcado de gestão de bordo. É a primeira vez que uma startup brasileira desenvolve soluções para satélites de pequeno porte no Brasil.

Saiba mais sobre o Programa NANOSATC-BR, Desenvolvimento de Cubesats.

Marcelo Essado, Douglas Diniz Landim e Wendell Silva (remoto) na integração e testes do satélite NanosatC-BR2. [Fonte: EMSISTI]
Software de Comunicação para Telemetria, Telecomando, Visualização e Disseminação de Dados desenvolvido pela EMSISTI para a missão NanosatC-BR2. [Fonte: INPE].
Montagem, Integração e Testes do NanosatC-BR2. [Fonte: INPE].

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI assina contrato com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte para licenciamento da Plataforma de Coletade Dados Samanaú

A EMSISTI assina contrato para cessão de uso e exploração comercial da Plataforma de Coleta de Dados Ambientais Samanaú, concebida pelo CCSL-IFRSN (Centro de Competências em Software Livre do IFRN). Publicado no Diário Oficial da União, Seção 3, número 14, de 21/01/2021.

A plataforma Samanaú consiste em coletar dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução que permite sua utilização para medições em larga escala de granularidade, podendo ter seus dados transmitidos localmente, via enlace de rádio frequência (RF) ou via satélite. A principal característica deste projeto é o baixo custo final de aquisição, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja, com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução.

Esta iniciativa está conectada ao nosso projeto voltado à agricultura de precisão e pecurária conduzido pelo Departamento de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para trazer ao mercado uma solução de baixo custo para monitoramento e controle de criações e plantações.

Product-Info-Samanaú.PCD
Datasheet-Samanaú.PCD

Plataforma de Coleta de Dados Ambientais

Plataforma de Coleta de Dados Ambientais Samanaú

 

 

Saiba mais sobre a Plataforma aqui.

 Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI informa nova publicação da ANATEL para Pequenos Satélites Radioamadores

A agência Brasileira de telecomunicações – ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) – publica novas informações sobre a exploração de satélites nas faixas de frequência do serviço radioamador.

A ANATEL disponibiliza o Manual de espectro e órbita para pequenos satélites radioamadores e educacionais, bem com formulários para o procedimento de licenciamento do espectro de frequências da Estação Espacial.

A EMSISTI, pela sua experiência em missões científicas e de radioamadorismo brasileiras com satélites de pequeno porte possui experiência nos procedimentos de licenciamento junto a ANATEL e à IARU (International Amateur Radio Union).

Entre em contato conosco para dúvidas e informações.

Acesse a página da ANATEL, aqui.

A título de informação, o Brasil é um Estado Membro da Organização Mundial de Telecomunicações (ITU) desde o ano de 1877, durante o Império de Sua Majestade Dom Pedro II, o Magnânimo. Consulte a lista de Estados Membros aqui.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI participa de um bate-papo (LIVE) sobre NEW SPACE no Blog Brazilian Space

Nosso Diretor Executivo, Marcelo Essado, participa hoje de um bate-papo (LIVE) promovido pelo jornalista Duda Falcão do Blog Brazilian Space e contará com outros grandes nomes da área de New Space no Brasil. São eles, Lucas Fonseca e Oswaldo Loureda.

Serão abordados tópicos sobre o impacto econômico da nova era espacial , desafios e oportunidades de startups e empresas no Brasil para este setor.

Para mais informações clique aqui.

20200520_LIVE_NewSpace

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI informa aplicativo de plataforma móveis para Rastreio de Satélites

Você pode rastrear um satélite da palma de sua mão. Do seu celular ou tablet.

Já se perguntou quantos satélites estão voando acima de sua cabeça quando você olha para cima? Este aplicativo irá mostrá-los usando a realidade aumentada. Aponte a câmera do telefone para o céu e pequenos ícones rastreiem as localizações de vários satélites. Para muitos, uma linha indica o seu caminho projetado em todo o céu. Aqueles com luz solar são de cor amarela para ajudá-lo a procurá-los em uma noite clara.

O aplicativo também contém um mapa simples de estrelas. 2000 das estrelas mais brilhantes são mostradas como pontos brancos na tela, para ajudar o usuário a alinhar a tela do aplicativo com o céu acima.

Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android).
Mais informações: http://spacedata.agi.com/MobileApps/about.htm
Oferecido por: Analytical Graphics, Inc.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI participa do “Programa de Colaboração luso-brasileiro MTECH”

A edição São Paulo do Conexão Portugal ocorreu ontem no Consulado Geral de Portugal em São Paulo e contou com a participação especial da AICEP Global, ASSESPRO SP e TBI. Os participantes tiveram a oportunidade de entender mais sobre o mercado e o programa de colaboração luso-brasileiro MTECH, que realiza em Novembro, uma série de agendas positivas no entorno do WEBSUMMIT 2018, tendo ainda, a possibilidade de participação em uma Caravana Tecnológica ao norte de Portugal.

Saiba mais em: www.digitaltrees.org

Parceria: Hub Iberoamericano Aeroespacial.

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI visita a Telkom University em Bandung, Indonesia

Telkom University, Bandung, Indonesia.

Going ahead with our ASEAN techinical visiting, Mr. Marcelo Essado and Mrs. Annie de Morais met RADAR Research Group.

We are thankful for the warm welcome and congratulate the team for the great achievements so far! It was a honor to meet the Professors and Research Members, Mr. Edwar, Mr. Alysius and Mr. Erfansyah.

#Cubesat #Startup #Innovation #internationalcollaboration #EMSISTI #Telkom #RADAR #SmallSats #SpaceChallange

From left to right: Mr. Edwar, Mr. Marcelo Essado, Mrs. Annie de Morais, Mr. Aloysius and Mr. Erfansyah.

From left to right: Mr. Edwar, Mr. Marcelo Essado, Mrs. Annie de Morais, Mr. Aloysius and Mr. Erfansyah.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI visita PT Dahana (Persero), Energetic Material Center na Indonésia

As part of our efforts for International collaboration and business development our director Mr. Marcelo Essado and our Senior Business Development Analyst Mrs. Annie de Morais have visited @PT Dahana (Persero), Energetic Material Center – Explosive Services for:
– General Mining,
– Quarry and Construction,
– Oil & Gas,
– Defense Related.”We are thankful for the reception and congratulate Dahana team for the successful work and results they have been achieved so far.”

#DAHANA #EMSISTI #Defense #Security #SpaceIndustries #InternationalCollaboration #BusinessDevelopment #Rocket #RocketScience #SatLaunch

 2019_NOV_Dahana

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI participa do 3o. Fórum da Indústria Espacial Brasileira

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2019, a Agência Espacial Brasileira (#AEB), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (#ABDI) e o Parque Tecnológico São José dos Campos (#PqTec) realizam o 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira. O evento ocorre no @Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP.

Nossa diretoria já participou das duas primeira versões anteriores. Na primeira com uma exposição oral sobre o ecossistema de startups do setor Espacial no Brasil e no segundo uma apresentação do Kit Didático Aeroespacial, projeto de spin-off de nosso serviços e produtos que está sendo conduzido em conjunto com a AERO*** Educação, empresa do ramo educacional ligada à #EMSISTI.

Inscrição e Programação, clique aqui.

Confira os eventos passados:

– 2018: Sobre o evento; Seis ideias para a Indústria Espacial, ABDI.

– 2017: Sobre o evento.

3ForumIndustriaEspacial

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

EMSISTI visita a Agência Espacial da Indonésia

Our Director @Marcelo Essado and Senior Business Analyst Mrs. @Annie de Morais visiting our friends at LAPAN, Jawa Barat, Bogor, Indonesia. We thankful for the great reception and talk.

Establishing contact and innovation opportunity.

See more at: <http://pusteksat.lapan.go.id/subblog/read/2019/541/galerividkategori/imagedetail/7/Camera-Analog-Satelit-LAPAN-A2>

Thanks to:

– #LABRE-RR and #AMSAT-BR (http://amsat-br.org/), the Brazilian Amateur Radio League, special to Mr. Paulo PV8DX for his work with students and LAPAN-A2 satellite for Scientific Education and Space Communications. (Ref.: http://www.labre-rr.org/feiradeciencia21nov2019.html).
– #AAB, Brazilian Aerospace Association. (http://aeroespacial.org.br/).
– #EMSISTI Space Systems & Technology. (www.emsisti.com.br)
– #HIA, Iberoamerican Aerospace Hub of Innovation.

LAPAN Mission Control Center. Mr. Yudi YD1PRY, Annie de Morais, Marcelo Essado PU2NSW and Mr. Yadi.

LAPAN Mission Control Center.
Mr. Yudi YD1PRY, Annie de Morais, Marcelo Essado PU2NSW and Mr. Yadi.

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail