São José dos Campos – SP, 15 de Dezembro de 2023
Dia 13 de Dezembro de 2023, aconteceu a solenidade da celebração de empresas contratadas em editais FINEP do setor aeroespacial brasileiro. Dentre os editais está um consórcio de empresas do setor no valor de R$185.000.000,00 em investimentos provenientes do FNDCT, administrado pela FINEP em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). O fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem o objetivo de desenvolver um Veículo Lançador de Pequeno Porte para Lançamento de Nano e/ou Microssatélites, e a EMSISTI será uma das empresas Coexecutoras do projeto.
O Projeto foi proposto pela AKAER com as coexecutoras ACRUX, BRENG e EMSISTI® e promete ser promissor para o futuro da tecnologia espacial no Brasil. A expectativa é que sejam desenvolvidos, ao menos, dois protótipos de veículos com capacidade de lançamento de, no mínimo, cinco quilos de carga-últil na órbita baixa, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional.
O Veículo em questão será baseado no foguete MONTENEGRO MKI, desenvolvido pela ACRUX, sendo baseado na utilização de motores e tecnologias similares do veículo de sondagem VSB-30. A participação da EMSISTI® no projeto será através do desenvolvimento de uma Estação Terrestre Portátil para a Recepção de Telemetrias nas frequências VHF ou UHF, um Computador de Bordo com sistema de tempo real e o Software embarcado de gestão de bordo.
A missão do VLN faz parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o período 2022-2031 que promete voltar-se para o atendimento das necessidades reais da sociedade, uma vez que os produtos (bens, serviços e aplicações) que derivam de sistemas espaciais viabilizam praticamente todas as atividades econômicas do país.
Mais informações: http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/6717-mcti-e-finep-celebram-aprovacao-de-mais-de-r-1-bilhao-em-novos-projetos-estrategicos.